Dia do professor: Dia de luta e de glória!

on terça-feira, 15 de outubro de 2013
"Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas 
Que eu já fiz pra quem eu amo
E eu sou feliz e canto e o universo é uma canção 
E eu vou que vou
História, nossas histórias 
Dias de luta, dias de glória"
Sei que pode parecer estranho eu começar com um trecho de música da banda Charlie Brown Jr. já que sempre fui relativamente indiferente em relação a este grupo. Mas é certo que não teria outra música mais providencial para o dia de hoje. Assim sendo não posso deixar de agradecer a eles por essa música.

Eu nunca liguei muito para essas datas comemorativas que ninguém comemora e nem sabe o dia, por displicência até hoje não sei o dia do Geógrafo (tudo bem que eu só fiz licenciatura mesmo) e admito que nunca vi o dia dos professores como algo mais que uma folga (MERECIDA!) e talvez uma oportunidade para colocar em pauta nos debates da sociedade a questão da educação. Mas tudo mudou em 2013, o ano da heroica greve dos professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro e da Cidade do Rio de Janeiro, além do movimento dos professores de Valença-RJ (que tem sido pouco noticiado fora da região). 

Alguns cartazes nas manifestações de professores diziam: "Hoje a aula é de história!" outros "Hoje a aula é de cidadania!". Cartazes muito realistas já que tamanha aula de cidadania em uma greve heroica sob forte repressão policial e descaso do governo para com a educação pública (sem falar nos ataques do Partido da Mídia), talvez mesmo por isso a Veja, revista essa que tal como os Bolsonaros é tão previsível que já sabemos exatamente a besteira que dirá antes mesmo que seja dita, através de seu articulista chamado Reinaldo Azevedo (uma vergonha para o sobrenome AZEVEDO que eu carrego com tanto orgulho pois é o mesmo sobrenome de meus avôs Gervásio Gomes de Azevedo e Paulo Gomes de Azevedo que foram presos políticos!) em que escreve por estar muito preocupado com os cartazes agressivos dos professores, se sente triste e nos chama de vândalos.

"Tropa de Prof" com seus escudos de cartolina e suas bombas de efeito imoral (estalinhos) prontos para o combate armados com o conhecimento e a verdade. Realmente um preocupante caso de vandalismo... Deve ser por isso que a PMERJ se preocupa tanto em sair atacando de forma tão cruel e covarde os manifestantes.

[ironia] Cartazes agressivos de vândalas! Onde já se viu dizer que político que não defende o povo não pode ser eleito novamente? Realmente o Reinaldo da veja estava certo... Reparem na expressão agressiva dos manifestantes com cara de psicopata. [/ironia]

Diante dos fatos eu só posso pedir ao Sr. Reinaldo duas coisas:
1) Troque de sobrenome pois não quero que fique envergonhando o meu.
2) Pare de escrever! As árvores cortadas para fazer papel e a energia elétrica gasta para manter os computadores ligados não devem ser desperdiçados com tanta bobagem.

Mas enquanto o sr. Reinaldo ******** não se informa sobre a questão salarial dos professores e as especificidades da carreira, sem contar no principal ponto de reivindicação dos profissionais (que por falta de caráter, influência sobrenatural, preguiça ou interesses escusos a mídia nunca consegue perceber) que é justamente as questões referentes de CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO! Afinal, para o Sr. Reinaldo SEMSOBRENOME o interesse da sociedade é a aprovação automática, fechamento de escolas públicas e apostilas com informações completamente erradas. É isso que o Reinaldo diz ao defender os casais PAESpalho e COSTINha, Cabral e Risole (Risolia) que o professor deve voltar pra sala de aula sem condições de trabalho e que o bom para o aluno é aprender tudo errado (e depois ir trabalhar em um subemprego para o sr. Reinaldo).



Parabéns aos companheiros grevistas e aos demais que estão apoiando! Estamos escrevendo uma página decisiva na história de nosso Estado! A luta é longa, mas talvez por isso mesmo que o dia do professor cai no dia de Santa Teresa D´Avila que dizia que "Nada te perturbe, Nada te espante, Tudo passa, a paciência tudo alcança." Não se espantem e nem se perturbem com os gritos dos maus (Governo e mídia) mas saibam que eles passam e permaneçamos firmes na luta que alcançaremos os nossos objetivos pelo bem da sociedade! Aliás sobre o grito dos maus nada melhor do que o que dizia o pr. Martin Luther King Jr. "O que me assusta não é o grito dos maus, e sim o silêncio dos bons". Fiquem tranquilos que desta vez os bons estão nas ruas e não estão calados!



Hoje, teremos um grande ato para marcar os dias de luta e de glórias desta honrada categoria. Você é professor? Venha pra GREVE! Não seja uma marionete do governo que está cuspindo na sua cara e da dos seus alunos!
Não é professor? Venha ajudar!
Eu mesmo estou indo agora me juntar aos meus companheiros! Venha você também e não tenha que dizer no futuro que você não participou deste momento decisivo por medo ou por comodismo.

Sábado estarei atendendo ao convite do Capítulo Rei Ricardo Coração de Leão nº 669 da Ordem DeMolay realizando uma palestra em Petrópolis sobre a profissão do professor e seus desafios. A palestra pública será na parte da manhã na Rua General Rondon, 1000 - 2º Andar - Quitandinha. (em cima do Shopping 1000 e em frente ao Extra do Quitandinha) às 09 horas. Todos estão convidados!

PELO FIM DAS PERSEGUIÇÕES AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!

POR RESPEITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL E O AUTORITARISMO!

PELA ANULAÇÃO DE TODO PROCESSO CONTRA GREVISTAS E MANIFESTANTES!

DIA DOS PROFESSORES É DIA DE LUTA!

0 comentários:

Postar um comentário