Esqueceram de uma outra Esquerda

on domingo, 3 de novembro de 2013
Durante muito tempo 3 principais grupos dominaram a esquerda:
  • Os anarquistas
  • Os marxistas
  • Os social-democratas / Socialismo Democrático
O anarquismo, que dominou o movimento operário por um bom tempo, ficou enfraquecido com as (até então) vitoriosas revoluções marxistas e o posterior avanço dos social-democratas no poder. Mas com o fim do socialismo marxista em alguns países (seja o fim total ou parcial através de reformas econômicas fortes) e a traição/degeneração de alguns outros partidos socialistas/social-democratas em governos de esquerda ao redor do mundo (exemplo: O PSDB no Brasil que como o nome diz tem origem social-democrata, o próprio PT com sua política repleta de fisiologismo e branda com a corrupção), a esquerda começou a ter uma crise de identidade e de soluções.

A solução seria ir para a direita? Seria criar uma nova esquerda? Engolir os erros da esquerda tradicional como um mal necessário? No meu entender a resposta será NÃO. Não acho que seja necessária uma NOVA esquerda, mas sim uma NOVA POLÍTICA e que algumas corrente de esquerda do passado podem nos ajudar muito com isso:

O socialismo pré-marxista
(vulgarmente conhecido como utópico ou romântico)

Não gosto de chamar esta corrente de socialista utópica por 2 motivos:
1) Este termo utópico foi uma tentativa marxista de subestimar o pensamento socialista desses autores e afirmar que o marxismo seria o socialismo "científico".

2) Este termo da a entender que havia uma coesão de pensamentos, algo como um socialismo utópico organizado. Na realidade o socialismo pré-marxista nada mais é do que os diversos pensadores e suas ideais que queriam fazer algo para mudar aquela sociedade capitalista industrial e melhorar a qualidade de vida de todos.

O socialismo pré-marxista embora muito injustiçado e esquecido legou grandes lições para a esquerda (especialmente ao anarquismo já que Proudhon pode ser considerado ao mesmo tempo um anarquista e um socialista pré-marxista e no meu entender o socialismo democrático retoma muito do espírito pré-marxista), até a filosofia do "Faça você mesmo" presente no movimento punk tem fortes ligações com características desta corrente socialista. Alguns pontos podem ser encontrados em comum nos diversos autores:
  • Socialismo pelas bases no cotidiano: Em geral eles entendiam que o socialismo seria alcançado através de atitudes diárias e nem sempre por uma regulamentação do Estado (social-democracia) ou uma revolução social (anarquistas e marxistas). Todos nós podemos começar a agir de forma socialista, criar espaços/comunidades/organizações que vivam de uma forma socialista e começar a levar o socialismo para as relações pessoais. Exemplo: Se eu sou dono de uma padaria e sou socialista devo melhorar ao máximo as condições de vida dos meus trabalhadores e garantir a melhor qualidade e preço para meu cliente.
  • Apoio Mútuo: A solidariedade operária é vital. Os mais fortes/inteligentes/capacitados (ou até ricos) na sociedade devem se dedicar ao máximo para elevar a condição dos que não tiveram os mesmos dons ou oportunidades. As dores de qualquer pessoa devem ser tomadas também como minhas. Uma vida de SERVIÇO ao próximo é necessária.
  • Socialismo e Liberdade não podem ser separados um do outro.


Os Jacobinos

O partido jacobino era a esquerda da revolução francesa e podemos dizer que a inspiração original para o socialismo. Difamado pela direita e desprezado pela esquerda atual, os Jacobinos nos trazem muitas lições com seu lema de "Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a morte":
  • A República tem como base as virtudes! Um povo sem virtudes sempre correrá para a tirania. Uma vida correta e justa é imprescindível para um bom republicano.
  • Fidelidade aos ideais e moralidade no trato com a coisa pública. Robespierre foi chamado de "O Incorruptível" não foi atoa, mesmo sendo governante da França com plenos poderes viveu uma vida modesta e caminhando no meio do povo. A firmeza de Robespierre aos ideais de uma sociedade democrática, fraterna e igualitária o fez entrar em conflitos com o corrupto Danton (membro de seu próprio partido), essa mesma firmeza o conduziu até a morte.
  • Abolição da escravatura e direitos civis para os Negros: Foi também no governo jacobino que pela primeira vez os negros de uma colônia (Haiti) ganharam direitos civis.(Napoleão é quem vai tentar voltar ao antigo regime no Haiti, não é atoa que Robespierre ainda é uma figura heroica para o povo haitiano). O governo jacobino também libertou os escravos e fez com que os outros países do mundo (inclusive o liberal e republicano Estados Unidos da América) ficassem ainda mais chocados com as medidas populares jacobinistas.
  • Direitos Humanos. Os Direitos Humanos que conhecemos hoje tem forte influência da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Apesar do chamado regime do "terror", Robespierre era contra a pena de morte e abominava as torturas, de fato a pena de morte foi defendida por alguns aliados dele e até inimigos e ele vai aceitar ela a contragosto apenas em função da terrível situação que a França enfrentava ao ser atacada por tudo e todos. Obs.: Não estou defendendo o "terror" ou negando os excessos, mas convenhamos que a situação é bem mais complexa para um país solitário que acaba de passar por uma reviravolta total e é atacado por tudo e todos com risco de se tornar vassalo de outro país.
  • Igualitarismo. Uma das atitudes tomadas pelos jacobinos foi abolir as diferenciações entre pessoas. Não existiam mais marquês disto ou daquilo, todos agora eram cidadãos em plena igualdade de direitos e deveres.
  • Internacionalismo. Os problemas dos outros povos preocupavam os revolucionários franceses que entendiam que é necessário ajudar os demais povos em sua libertação.
Toussaint Louverture, líder da independência do Haiti liderou os jacobinos negros.

0 comentários:

Postar um comentário