Mandela: O legado do humano, mas exemplar, socialista cristão.

on domingo, 8 de dezembro de 2013
Em função de minhas atividades pessoais este post está chegando com um atraso, mas antes tarde do que nunca.

Cartaz reacionário pedia o enforcamento de Mandela e do seu partido.


Nelson Mandela, como todos os que querem mudar alguma coisa, sofreu inúmeras acusações e não raro foi os "defensores da paz e estabilidade" clamavam pelo seu enforcamento por terrorismo. (quem era o terrorista mesmo?). Mandela um cristão militante e SOCIALISTA (Seu partido o Congresso Nacional Africano - CNA é membro da Internacional Socialista) passou 30 anos na cadeia (coisa que no Brasil é considerada pouca pois alguns grupos reacionários clamam pela pena de morte, talvez para tentarem matar alguns opositores como os reacionários sul-africanos faziam).


A luta de Mandela sempre contou com o apoio do Arcebispo Anglicano Desmond Tutu (http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/nelson-mandela/mandela-nos-ensinou-a-uniao-diz-arcebispo-desmond-tutu,eff16350c0eb2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html), união essa que continua até a passagem de Mandela da Igreja Militante para a Igreja Triunfante (http://oglobo.globo.com/mundo/desmond-tutu-celebra-missa-para-mandela-10988076)... Mandela que era acusado de ser terrorista foi quem promoveu o combate a injustiça, mas promovendo a reconciliação posterior entre ex-opressores e ex-oprimidos que passaram a ser irmãos em situação de igualdade (aliás é isso que a expressão de "odiar o pecado e amar o pecador" quer dizer e não a balela defendida hoje pela bancada "evangélica").

Mandela que provou que combater a injustiça é libertar até o opressor de sua prática socialmente pecaminosa e estabelecer a paz e a justiça.

Mandela que provou que socialismo se faz com democracia e não com ditadura.

Mandela que trouxe a importância da defesa dos direitos humanos.

Mandela que como todos os outros humanos teve seus erros, mas que sua luta por um país que viva uma real paz que só pode existir com Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Mandela que mostrou que cristão deve estar na política para defender os necessitados e semear a reconciliação e não para espalhar ódios e fazer a blasfema oração pela propina.

É evidente que a África do Sul ainda precisa melhorar e muito, e o próprio CNA também precisa se realinhar (um reavivamento socialista democrático?), mas os avanços são inegáveis e de uma sociedade racista e autoritária para uma sociedade democrática, reconciliada e combatendo as desigualdades, mas que precisa ter a busca por melhorias populares sempre presente. (Aliás Desmond Tutu sempre nos lembrou disso)

E agora? Agora nos resta seguir os bons exemplos dos que se foram como Mandela e dos que ficam como Desmond Tutu. POR LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE! PAZ E SOCIALISMO DEMOCRÁTICO




0 comentários:

Postar um comentário