Queremos ORDEM ou DESORDEM? "O problema dos justiceiros e das pequenas corrupções"

on quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Nos últimos dias estamos vendo muitos casos de "justiceiros", podemos destacar o caso do menor acusado de roubo no Flamengo e que foi agredido e preso no poste tal como se fazia com os escravos no passado, mas também não podemos esquecer do caso da execução realizada no bairro da Prata (Belford Roxo) em plena luz do dia.

A existência de crimes (inclusive os crimes de vingança) é algo extremamente antigo, o que me incomoda mais é que tais comportamentos tem sido extremamente APLAUDIDOS e ai de quem lembra que os justiceiros estão sendo tão criminosos quanto os que eles atacam: "Tá com pena? Leva pra casa!"

Interessante que as mesmas vozes que clamam pela barbárie contra qualquer peixe pequeno, depois passa a mão na cabeça de políticos corruptos ou de celebridades que cometem crimes (tipo o Justin Bieber), duvida? Compare as opiniões de Rachel Sherazade:





O que precisamos entender é que em nossa busca por ORDEM não devemos apelar para a DESORDEM, devemos lutar pela melhoria constante da legislação e sua fiel aplicação. Você não acha perigoso trocar o senso de justiça coletivo com base no Estado Democrático de Direito e no respeito aos direitos dos cidadãos por um senso de justiça extremamente privado? Se você ainda acha que é válido sair matando qualquer um pelo que eu achar certo, tenho que te dizer que algumas pessoas também tinham essa mesma visão de "justiceiro":
http://extra.globo.com/noticias/rio/relembre-caso-da-domestica-sirlei-agredida-por-cinco-rapazes-na-barra-730884.html

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,agressores-de-prostitutas-iniciam-servico-de-limpeza,81128,0.htm



Sabe o que todos esses tinham em comum? Todos queriam "limpar" a sua área e agiam com base no seu senso de "justiça" pessoal ignorando completamente a lei e a justiça coletiva. Se dependermos deles a sociedade vai caminhar cada vez mais para a barbárie e não para a ORDEM.

Sobre as declarações de Rachel Sherazade é interessante que até o sindicato de sua categoria ficou indignado com a mesma:
http://jornalistas.org.br/index.php/nota-de-repudio-do-sindicato-e-da-comissao-de-etica-contra-declaracoes-da-jornalista-rachel-sheherazade/

O pensamento dos "justiceiros"

Não é possível querer o cumprimento da lei se desrespeitamos as mesmas, não dá para querermos o fim da corrupção se cometemos pequenas corrupções (suborno, tentar se aproveitar de alguém ou algo, ...) diariamente, não dá para querermos algo se fazemos o oposto disso. E sim eu também como todo cidadão tenho medo da violência e quero a punição dos criminosos, porém DENTRO DOS RIGORES DA LEI.

1 comentários:

Postar um comentário