Em apoio ao Pe. Fabio de Melo

on quarta-feira, 5 de março de 2014
Antes de mais nada, devo esclarecer que sou cristão praticante (anglicano) e que reconheço que a Igreja de Cristo é UNA (apesar das divisões denominacionais humanas), SANTA* (apesar dos pecados cometidos pelos cristãos), CATÓLICA (que quer dizer universal, para todos, e não o nome de algum grupo religioso) e APOSTÓLICA.

*Esta foi uma das declarações que ele foi questionado e explicou em: http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/em-carta-padre-fabio-de-melo-acaba-com-polemica-em-torno-de-declaracao-mal-entendida/

Devo avisar também que tenho forte simpatia pelo Pe. Fabio de Melo, apesar de seu trabalho como cantor e conselheiro espiritual na TV nos avivar os preconceitos (muitos apenas por isso o julgam fútil), entendo que é um homem muito culto (coisa que poucos sabem) e com profundo conhecimento e sabedoria para exercer este ministério.


Vamos lá... Recentemente um grupo de fariseus e saduceus modernos, tem feito uma petição pedindo a retirada do Pe. Fábio de Melo da Canção Nova. Além de terem uma atitude anti-cristã de ficar clamando por excomunhões (ao invés de uma eventual correção fraternal quando fosse o caso), os que estão nessa onda parecem conhecer muito pouco do mundo e de sua própria igreja.

Um dos fatos que levantam conta o Pe. Fábio de Melo é da salvação ser por Jesus e não por maria, o que é afirmado pela ICAR:
http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=757225
http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

Outro problema apontado é o de que em uma entrevista (http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/29014-refletir-e-preciso-orar-nao-e-preciso) ao questionarem o que ele achava do socialismo, já que um amigo dele (na época) era do PSB, e ele disse que o socialismo CORRETAMENTE INTERPRETADO E SEM OS ERROS QUE FORAM COMETIDOS EM PAÍSES SOCIALISTAS ESTÁ DE ACORDO COM A PROPOSTA DE JESUS. Vale antes de mais nada lembrar que ao contrário do que a maioria diz (e é o que é contemplado em alguns documentos da ICAR que muitas pessoas tentam usar contra todos os socialistas), existe uma grande variedade de socialistas que não são marxistas:

http://professormoroni.blogspot.com.br/2013/11/esqueceram-de-uma-outra-esquerda.html

Mas, alguns esquecem que a ICAR tem posições contra o livre mercado e que tornam compatível seu ensino com por exemplo a socialdemocracia, o socialismo democrático e o socialismo "utópico". (Aliás, mesmo os setores conservadores da ICAR não podem ser liberais economicamente, até o solidarismo católico prega a prevalência do social sobre o capital.), caso haja dúvida vale ver o posicionamento do papa Francisco sobre as desigualdades sociais, idolatria ao dinheiro e livre mercado (sem contar os próprios textos bíblicos com regulações econômicas desde o Antigo Testamento e sempre a propriedade foi limitada e a riqueza opressiva condenada):

http://www.vatican.va/holy_father/francesco/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium_po.html#I. Alguns_desafios_do_mundo_actual

Sendo assim, esse padre que mesmo que eventualmente eu não concorde com todas as suas posições, merece meu respeito e merece não ser perseguido por grupos reacionários dentro do cristianismo. A luta contra os "mestres da lei" iniciada por Jesus deve continuar ainda hoje por todos os cristãos.

Aos que criticam a postura do pe. Fábio de Melo de ser tolerante com homossexuais ou de defender um socialismo com base no amor e solidariedade social:
"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 João 4:16-21)

0 comentários:

Postar um comentário