BRT: Mal começou e os problemas já apareceram...

on domingo, 13 de julho de 2014

Já faz um bom tempo que venho criticando a forma como estão implantando os BRTs do Rio de Janeiro, simplesmente por não saber fazer a coisa certa para o local certo.
 
 
1) O sistema BRT é um sistema ideal para vias expressas, porém a Transcarioca foi implantada no meio de bairros residências muito povoados. Resultado? Excesso de sinais de trânsito que atrasam o trajeto, remoção de muitas casas e lojas, possível aumento da violência (quem mora em bairro cortado pela linha do trem ou outros sabe o quanto ela por vezes ajuda a aumentar a violência em um dos lados da mesma) e os acidentes constantes do BRT envolvendo pedestres e outros veículos.
 
2) A Guarda Municipal e a CET-Rio não sabem trabalhar com BRTs, certo dia estava em uma Van no bairro da Taquara e apesar do sinal estar vermelho, o guarda insistia para que os passageiros seguissem (hábito comum no Rio de Janeiro, onde o guarda de trânsito no local ele tenta sempre fazer diferente do que o indicado pelo sinal), porém o motorista da van (sabiamente) recusou e deixou o guarda irado... Instantes se passam e o BRT cruza a pista... Sim, se a van seguisse poderia ter sido pega pelo BRT e provavelmente eu não estaria aqui, aliás já tivemos um casal de moto sendo atropelado pelo BRT justamente por seguirem a ordem do guarda local. Lembrando que o BRT não tem como seguir orientação de trânsito, seguindo apenas a dos sinais, o que faz com que o guarda dê as ordens para a pessoa seguir e o BRT também esteja com ordens para seguir (sinal) e nisso pessoas morrem.

Obs.: Não estou negando a irresponsabilidade de muitos pedestres e motoristas, mas essa não é a única causa de acidentes e mesmo essas devem ser previstas e medidas tomadas para minimizar os riscos. Afinal, o irresponsável fere não só a si próprio, mas também os inocentes podem se ferir e/ou saírem prejudicados de alguma forma.
 
3) Algumas distâncias aumentaram e muito, seja por caminhos mais longos que o BRT usa (ex.: Taquara x Barra da Tijuca) ou seja também pelo longo intervalo entre os carros de um sistema que foi feito para que os outros meios de transporte (ônibus, trens, metrô, vans, ...) despejem seus passageiros nele...
 
Mas, isso não é tudo... Temos outros problemas no BRT:
 
 
 
Bagageiro? Seria uma ideia interessante e muito necessária no BRT que vai para o aeroporto, mas ele deveria ser colocado sobre os bancos e não em um canto do BRT distante dos bancos e tão perto da porta para facilitar os furtos... Dificilmente eu deixaria minha mala aí...

 

Mas e já ouviram falar de BRT (um ônibus articulado, sem nenhuma janela ou ventilação) e com ar-condicionado quebrado... Isso mesmo, hoje eu viajei em um forno com rodas:
 
 
Sem adequada manutenção e com um projeto/implementação com tantos erros, já podemos imaginar um futuro muito ruim para esse sistema...
 
E você? Encontrou algum problema a mais?


0 comentários:

Postar um comentário