O drama das desapropriações na Rocinha

on segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ouvindo moradores da Rocinha sobre o teleférico.
No dia 30/08/2014 eu estive em caminhada na Rocinha com Marina Silva, Beto Albuquerque, Romário e outros... No meio da caminhada uma moradora veio, em um misto de desabafo e pedido de ajuda, falar sobre o drama dos moradores que serão removidos para a construção do teleférico.

Essa questão até foi divulgada na mídia, mas não tanto quanto a questão necessitava:
http://vivarocinha.org/portal/grupo-cria-pagina-contra-teleferico-na-rocinha/

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/1345693-moradores-questionam-instalacao-de-teleferico-na-rocinha-na-zona-sul-do-rio.shtml

http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/131165/Manifesta%C3%A7%C3%A3o-contra-telef%C3%A9rico-divide-opini%C3%B5es.htm

O teleférico da Rocinha vai jogar fora recursos que deveriam ser usados para resolver outros problemas como os de saneamento básico, saúde, coleta de lixo, ... Sem contar que apesar de o Estado ter poder para fazer desapropriações de acordo com a NECESSIDADE SOCIAL (e sempre esquece de usar essa prerrogativa quando é para beneficiar a população mais pobre, mas quando é para beneficiar turistas ou segmentos mais favorecidos economicamente ele rapidinho lembra), mas toda a remoção deve ser EVITADA pois além da insegurança sobre o novo local e as questões que isso acaba envolvendo (será que vai permitir o cidadão a chegar em seu trabalho? e a escola das crianças? vamos perder o contato com amigos e o resto da família?) também tem todo o lado humano que faz com que a vida da pessoa acabe sendo jogada fora... Bem, se a própria população da Rocinha (que deveria ter sido escutada!) não quer o teleférico e prefere que o dinheiro seja usado de outras formas, nos resta perguntar qual o interesse do governo nessa obra? Atrair turistas? Fazer obras faraônicas para propaganda política?

Até o Clube de Engenharia notificou o governo CABRAL-PEZÃO alegando que não há necessidade do teleférico, batizado de telefante pelos moradores.

Em meu mandato estou comprometido em uma Nova Política que ouçamos a população, sendo assim me comprometo em atender aos desejos dos moradores da Rocinha e lutar contra o teleférico e em favor de melhorias para a população da Rocinha!

Ouçam o depoimento da moradora da Rocinha:

0 comentários:

Postar um comentário