Santuários públicos de preservação animal

on sábado, 20 de setembro de 2014
A recente notícia do envio de um casal de pandas para o Rio Zoo, gerou um série de debates:
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/09/17/zoo-do-rio-tera-casal-de-pandas-549881.asp

Por um lado os protetores dos animais se colocam de forma contrária pois os zoológicos são um sofrimento para os animais,  por outro lado os cientistas tem levantado a questão de que os zoológicos ajudam na conservação de certas espécies (como os próprios pandas), que sem eles não existiriam mais, então surge a questão: Existe uma forma de preservar a biodiversidade sem ignorar o bem-estar dos animais? Existe! Porém, pouco é falada tanto no meio animalista quanto fora dele, são os Santuários da Vida Animal:

http://www.veggietal.com.br/santuario-animais-brasil/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/comissao-rejeita-criacao-de-santuario-no-atlantico-sul

Existem algumas experiências no mundo que tentam aproximar os zoológicos de um conceito de santuários:

http://www.hypeness.com.br/2014/09/zoo-na-dinamarca-quer-trocar-humanos-e-animais-de-lugar/


http://parquedecabarceno.com/info/informacion-del-parque#.VB3jC5RdX4g

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI531897-EI299,00-Zoologico+abole+jaulas+e+deixa+animais+livres.html

Porém, essas experiências ainda necessitam ser aprofundadas...

A Costa Rica já tem tomado a dianteira legalmente no sentido de abolir os zoológicos e investir em reservas e santuários:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130731_costa_rica_meio_ambiente_lgb.shtml

Cabe aí um debate que deve abranger os animalistas, ambientalistas e toda a comunidade científica em busca da preservação da vida e do bem-estar dos animais. O governo pode e deve sim investir recursos destinados para a área ambiental e para a área de proteção aos animais em santuários públicos que sirvam para preservar a biodiversidade, acolher animais resgatados de situações degradantes e outros... Um santuário desses ainda permitiria a preservação de várias espécies vegetais (também por vezes ameaçadas e esquecidas), enfim só traria benefícios para todos.

Que tal se o Rio de Janeiro, aproveitando o debate sobre o casal de pandas, tomar a frente no debate em favor da criação de santuários públicos para animais? E se enquanto não temos santuários públicos o governo apoiar os santuários particulares que fazem um belo trabalho nesse quesito e por vezes acabam sendo mais atrapalhados que auxiliados pelo governo?


0 comentários:

Postar um comentário