Tréplica ao site Escola Sem Partido

on quarta-feira, 8 de outubro de 2014
O advogado Miguel Nagib, coordenador do site Escola Sem Partido, veio rebater meu texto sobre o quanto se fala da doutrinação intelectual de esquerda e nada se fala da doutrinação intelectual de direita... Infelizmente tive que demorar a fazer essa resposta para me dedicar ao período eleitoral.

O meu texto original:
http://professormoroni.blogspot.com.br/2014/05/escola-sem-partido-isso-vale-para.html

A resposta do site Escola Sem Partido:
http://www.escolasempartido.org/artigos/494-coordenador-do-esp-responde-as-criticas-de-um-professor-candidato


Agora vamos ao que interessa...

Primeiramente acho curiosa essa réplica vir tanto tempo depois do texto original ter sido publicado, que foi amplamente divulgado até em comentários no/sobre o site ESP, e justamente em um momento em que estava como candidato (aliás até colocaram isso no título, poderia ser Réplica ao professor Morôni, mas ninguém ligaria se não houvesse a palavra candidato)... Curioso não? Nem tanto, pois a réplica de Miguel Nagib não atinge o centro de minha argumentação e sim apenas tenta desqualificar minha posição por eu ser de esquerda e principalmente candidato... Vide que a palavra candidato se torna mantricamente o pilar central do texto... e poderia usar a frase do sr. Miguel "o Sr., como professor -- e candidato por um partido… de esquerda (que coincidência, né?) --, não usa suas aulas para fazer a cabeça dos alunos? " como belo exemplo... Veja a argumentação não foi sobre minha conduta como professor (desconhecida pelo sr. Miguel) ou nos argumentos do meu texto, mas apenas na ideia de que por eu ser contra o site e pior ainda sendo de esquerda eu sou um doutrinador malvado...
Curioso que eu sempre gostei da diversidade de opiniões, talvez por isso tenha conquistado a simpatia de tantos alunos de diferentes correntes de pensamento... Inclusive lembro de um aluno do interior que é filiado ao "Democratas" (direita) e que sempre foi um excelente aluno e continuamos a manter algum contato pela internet até os dias atuais... Aliás, já tive alguns alunos até defensores do regime militar, logo eu que sou neto de preso político torturado, mas que sempre conseguimos manter um bom diálogo... Devo ser um baita doutrinador como gostaria muito o Sr. Miguel...Será que eles gostariam de saber que meu tio-avô era deputado federal pelo PCB? rsrsrsrsrs pode ser uma contribuição para a (falta de) argumentos de uma das réplicas mais vazias que já li eminha vida... Continuemos...

"De todo modo, se fosse o caso, o Escola sem Partido teria todo o direito de ser ideológico, já que não fazemos parte da máquina do Estado e ninguém é OBRIGADO a ler os textos que publicamos."
Teria, só não poderia ser coerente e ne
m carregar o nome que carrega. Aliás, minhas críticas ao site foram justamente por ele não ser imparcial como deveria...
Veja que, como eu já havia falado, um dos palestrantes deles é justamente o maior partidário (doutrinador) do neoconservadorismo no Brasil que é o Olavo de Carvalho: https://www.eventials.com/escolasempartido/olavo/.
Sem falar no patrocínio da FENEP (órgão das escolas privadas, justamente as mais abertamente doutrinadoras como no caso das escolas confessionais) que em seu site já demonstra ter como meta disseminar um pensamento liberal ao colocar como os problemas que foram encontrados na época da fundação de uma federação de escolas particulares: "cruel mistura de congelamentos de preços, pesadas exigências trabalhistas e exacerbado populismo governamental" (http://www.fenep.org.br/quem-somos/)

"Quanto à realidade existente hoje no sistema de ensino, desonesto é negar o viés esquerdista da esmagadora maioria dos professores. Desonesto é negar que a maior parte desses professores usa a sala de aula para promover suas próprias concepções e preferências políticas e ideológicas.
Não sou eu que estou dizendo isso. O Instituto Sensus apurou essa realidade em 2008, na única pesquisa no gênero já realizada no Brasil. Veja aqui:

http://escolasempartido.org/images/quadroveja.jpg"

Que curioso... Eu já havia lido o livro, recomendado e divulgado pelo ESP, escrito pelo prof. Luiz Lopes Diniz Filho (e até fiz um texto para o meu mestrado em educação e que tive a orientação de um professor que é simpático ao site) justamente mostrando erros em dados do mesmo (repetidos aqui) e como o próprio, apesar de muitas críticas acertadas que faz em seu livro e que me fizeram comprar o mesmo, repete os mesmos erros tendenciosos do site ESP...

Vamos ao quadro da revista Veja:
O primeiro quadro sobre o papel do professor não pode ser usado para se dizer que há uma doutrinação, até por não dizer o que é formar cidadãos, para muitos o professor ensinar ao aluno que ele não deve jogar lixo no chão é ensinar a ser cidadão e está longe de ser doutrinário... Também não fala nada sobre esquerda ou direita...
O segundo quadro contradiz o ESP, afinal diz que a maioria dos alunos e pais consideram as aulas NEUTRAS e que se considerarmos o "as vezes engajado" (que falta explicar melhor o que seria isso, pode ser um professor que apesar de buscar a neutralidade escorrega uma vez na vida e outra na morte) esse número só contradiz mais ainda o ESP...

O terceiro quadro seria o mais favorável ao ESP, seria pois ele ignora que no meio acadêmico as pessoas adoram dizer (até por necessidade) que amam determinados autores sem ler os mesmos... Duvido mais da metade dos que dizem amar Paulo Freire ou Marx já leram qualquer livro dos dois... E aí? Bem digo que não mostra muita coisa pois Freire é usado em escolas até por pedagogos e professores de alegada tendência conservadora, enquanto eu mesmo sendo de esquerda não simpatizo nem um pouco com as obras do mesmo e gosto de autores que seriam normalmente mais "conservadores" como os jesuítas e autores que lidam com a educação em artes liberais (aliás, esse é o modelo de educação que eu defendo)...


http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos/2014/07/1490579-reinaldo-azevedo-e-a-direita-delirante.shtml

Depois o Miguel acaba confessando que considera positiva a doutrinação de direita, sendo assim só ataca a de esquerda:

"
Nesse quadro de quase monopólio esquerdista na educação, a existência de uma pequena minoria de professores de direita (liberais ou conservadores) que usa suas aulas para promover suas próprias convicções políticas e ideológicas é até um bem para os alunos, porque os ajuda a enxergar a realidade sob uma perspectiva cujo acesso lhes é negado sistematicamente."

As únicas partes que eu concordo plenamente, justamente por isso insisto que a doutrinação de direita também deve ser denunciada, são as seguintes:
"Professor, toda ideologia -- seja de direita, de esquerda ou de outro gênero -- atrapalha o conhecimento da realidade. Mas nada atrapalha mais esse conhecimento do que ver o mundo sob o prisma de uma única ideologia."

"Afinal, a doutrinação política ideológica em sala de aula não é apenas uma prática ilícita; é uma prática covarde e imoral. O professor abusar da autoridade que lhe é conferida pela cátedra; do poder de fato e de direito que exerce sobre os alunos; da circunstância de os alunos serem obrigados a assistir às suas aulas; do temor, da insegurança, da imaturidade, da falta de conhecimento e da inexperiência dos alunos para manipulá-los, para tentar cooptá-los, para tentar transformá-los, como eu disse, em réplicas ideológicas de si mesmo, é um ato de suma covardia."

Espero que o sr. Miguel esteja disposto a cerrar fileiras no combate contra toda e qualquer doutrinação em escolas, ao invés de inocentemente (ou não) apenas repetir os mesmos atos de quem ele tanto critica.

Fraternalmente


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