Dilema: Psicopatia x Direitos Humanos

on sábado, 13 de dezembro de 2014
Talvez não exista distúrbio que fascine e amedronte tanto as pessoas como a psicopatia, ao menos a psicopatia em sua versão mais grave (como nos Serial Killers). Várias obras de ficção tratam do tema, só para citar algumas mais em evidência na atualidade:
  • A quadrilogia de "O Silêncio dos Inocentes" que conta a história do psiquiatra que é psicopata e canibal (Dr. Hanibal Lecter).
  • O seriado "Dexter", onde um policial extremamente íntegro ao descobrir cedo que seu filho (Dexter) seria um psicopata o treina para que ele direcione a sua psicopatia contra outros psicopatas, vindo seu filho a no futuro ser um policial que faz com os psicopatas o que eles fazem com suas vítimas.
  • A série "Dupla Identidade", produção da Rede Globo que conta a história mais clássica de um psicopata e que por ser transmitida em um meio de massas talvez aguce ainda mais essa discussão na população.
Enfim, é evidente que as pessoas sentem curiosidade e horror em relação aos psicopatas. Mas, se a ficção já agita as pessoas, quando ocorre um crime do tipo aí é que a população fica alvoroçada. Se no caso de Suzane Von Richtofen se trata realmente de uma psicopata ou de uma oportunista que cometeu um crime pensando no dinheiro e que eventualmente tenta passar a imagem de doente mental para conseguir algum benefício, não houve essa dúvida no caso dos canibais de João Pessoa ou no caso do psicopata da Baixada Fluminense que tem tomado os jornais nos últimos dias:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-11/vamos-te-matar-dizem-moradores-de-bairro-onde-serial-killer-morava.html

Bem, como podemos ver na notícia acima, as pessoas logo começam a se questionar e buscar o que fazer com essas pessoas. Antes de pensarmos o que deve ser feito com tais pessoas, é necessário entender a doença e o que pode ser feito:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/05/psicopatia-nao-tem-cura-e-um-modo-de-ser-diz-psicanalista-3323647.html

http://hospitaldoispinheiros.com.br/diagnostico-por-imagem/noticias/22152/

http://psicopatiaesociedade.blogspot.com.br/p/qual-o-tratamento-para-psicopatia.html

Dr. Hannibal Lecter, talvez o mais famoso psicopata do cinema.
É pública e notória a minha situação como ativista dos Direitos Humanos, o que está longe de ser "defender bandido", sendo algo que me faz ser contra penas irrevogáveis e perpétuas (afinal a pena deve ter três fins: proteção da sociedade, punição e educação)... Mas, se a psicopatia é incurável e um psicopata após sair da cadeia vai matar novamente (como o próprio psicopata da baixada já disse que saindo da cadeia voltará a matar), qual seria a solução? Pena de morte? Esta pode parecer a melhor alternativa, mas cai em um problema grave: E quando alguém for condenado por engano? Algo tão comum que algumas pessoas atribuem o fim da pena de morte no Brasil aos prováveis equívocos no caso da Fera de Macabu. Só para citar alguns casos de inocentes que foram condenados:

http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI161127,21048-Erros+judiciais+causam+danos+a+inocentes

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-02-15/inocencia-comprovada-dois-anos-apos-farsa.html

Vale lembrar que o psicopata não é um criminoso comum, o criminoso comum pode (se arrependendo ou não) largar o crime, mas o psicopata está condenado a repetir estes crimes por toda a vida. Creio que o debate esteja apenas começando, mas me parece que APENAS nos casos de psicopatia, seja válida a prisão perpétua (com tratamento psiquiátrico, como num manicômio judicial) com trabalho forçado (Gulag?) para custear sua estadia e tentar trazer algum benefício para a sociedade. Até o momento, apesar de estar aberto ao debate, esta me parece ser a única pena que ao mesmo tempo evitaria todos os problemas da pena de morte e garantiria a devida proteção para a sociedade.

Obs.: Vale lembrar que estamos tratando aqui da psicopatia mais grave e violenta, aquela que encontramos nos serial killers, como toda a doença existem vários graus de psicopatia. Apesar de alguns especialistas defenderem alguns tratamentos para amenizar a psicopatia, nenhum deles vê uma cura que realmente garanta que a pessoa possa se reinserir na sociedade. Segue um link da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre o assunto: http://www.abp.org.br/portal/terapia-para-psicopatas/.

Está na hora da sociedade ter um amplo debate sobre essa questão!

0 comentários:

Postar um comentário