Ser ou não ser o DEM da Esquerda? A triste fase do PSB...

on terça-feira, 14 de abril de 2015
Recentemente, no meios dos protestos dos militantes do PSB-RJ para que a nacional mantivesse o dep. Glauber como presidente do partido (já que para tal foi eleito) e não impusesse o senador Romário contra a vontade geral, o eterno vice (ex-vice na chapa de Marina e agora vice-presidente do PSB Nacional) Beto Albuquerque soltou uma frase muito vaga para tentar acalmar os manifestantes: "Não somos o DEM da esquerda".

Inicialmente, os militantes entenderam que isso seria um sinal de que o PSB manteria sua fidelidade ideológica, eu discordei e aparentemente acertei... Vamos pensar essa questão por outro ângulo:

- Historicamente essa frase é um absurdo, já que o DEM e o PSB tem a mesma origem na UDN, sim o DEM atual reivindica a herança da UDN (inclusive este é o discurso do Ronaldo Caiado para ser contra a fusão do DEM com o PTB) de Lacerda, mas o PSB também nasce da UDN (na corrente chamada Esquerda Democrática e que unia a oposição de esquerda ao getulismo). Sendo assim, do ponto de vista histórico o DEM e o PSB são irmãos, sendo um de esquerda e o outro de direita... Logo, sim o PSB é o DEM da Esquerda (ou era se estivesse ainda ligado aos seus ideais).

Inicialmente a UDN abrigava todos os que eram contra o getulismo, não sendo um partido de direita e sim de centro, mas com o passar do tempo e a saída da Esquerda Democrática para a formação do PSB, a UDN foi se tornando o símbolo da direita brasileira.

- O DEM costuma ser talvez o partido mais ideológico da direita... Ao dizer que não seremos o DEM da esquerda, na verdade estamos dizendo que não seremos ideológicos (à esquerda) e talvez sejamos o PMDB da esquerda, disposto a se prostituir no fisiologismo. (Seria o que ocorreu no caso Romário?)

- Será que não seremos o DEM da esquerda por termos deixado de ser esquerda? Afinal, liberar a bancada para votar favoravelmente na PL das terceirizações (e a maioria dos deputados tendo votado a favor) não é algo muito de esquerda (e nem de centro-esquerda como o presidente nacional do PSB disse na tv)

Triste fim... Triste fim... Triste fim, para um partido de esquerda, ter o DEM como elogio...

0 comentários:

Postar um comentário